Afasta de mim este cale-se

Este é o blog do projeto de extensão "Afasta de mim este cale-se". Aqui publicamos artigos, crônicas, comentários mais informais e análises da cobertura da mídia sobre a questão dos Direitos Humanos, ontem e hoje. Além disso, divulgamos eventos que tenham algum vínculo com o tema. O blog é um espaço que criamos para estreitar os laços com nossos leitores. Leia, sugira, comente! NÃO SE CALE!

Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

27.3.08

O petróleo é nosso e resistência à ditadura

Fonte: http://blogdobourdoukan.blogspot.com

As lutas pelo "Petróleo é nosso!" e contra a Ditadura Militar foram lembradas na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro no dia 25 de março. Dois personagens desses grandes movimentos de resistência receberam a Medalha Tiradentes do poder legislativo do estado do Rio: o advogado Antônio Modesto da Silveira e a médica Maria Augusta Tibiriçá.

Maria Augusta Tibiriçá Miranda nasceu na Capital de São Paulo, no dia 6 de maio de 1917. Dedicou-se com afinco às causas cívicas. Em 4 de abril de 1948, na ABI, representou o Centro Democrático Catete-Laranjeiras no ato público que lançou o Centro Nacional de Estudos e Defesa do Petróleo. Foi autora do livro 'O Petróleo é Nosso - A luta contra o "entreguismo", pelo monopólio estatal'.

O advogado Antônio Modesto da Silveira foi nos anos 60, 70 e 80, até à redemocratização, um dos mais destacados defensores de perseguidos políticos. Foi ele o deputado federal que, em 1979, apresentou à votação, a pedido de Ulisses Guimarães, o projeto 6683/78, a chamada Lei da Anistia. Com isso, milhares de pessoas recuperaram seus direitos políticos e retornaram ao Brasil depois do exílio.