Afasta de mim este cale-se

Este é o blog do projeto de extensão "Afasta de mim este cale-se". Aqui publicamos artigos, crônicas, comentários mais informais e análises da cobertura da mídia sobre a questão dos Direitos Humanos, ontem e hoje. Além disso, divulgamos eventos que tenham algum vínculo com o tema. O blog é um espaço que criamos para estreitar os laços com nossos leitores. Leia, sugira, comente! NÃO SE CALE!

Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

9.12.06

Alunos de Jornalismo da PUC-RS recebem menção honrosa em prêmio sobre direitos humanos

Originalmente publicado em: http://www.pucrs.br/imprensa/

Trabalho "As marcas da ditadura no Rio Grande do Sul" apresenta depoimentos e gravações históricas.

A reportagem "As marcas da ditadura no Rio Grande do Sul", realizada pelas alunas do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Anajara Godói, Anelise Caudini, Daiani Silveira, Maria Braga e Michele Rolim, recebeu menção honrosa na categoria acadêmica do "23º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo". A cerimônia de entrega ocorreu na sexta-feira, 8 de dezembro, às 20h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Alegre.

Por meio de testemunhos de pessoas que estiveram diretamente envolvidas na ditadura, o trabalho das estudantes aborda os reflexos da repressão no Estado. Há depoimentos do pesquisador e professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Osvaldo Biz, do presidente do Acervo da Luta Contra a Ditadura no Rio Grande do Sul, João Carlos Bona Garcia, do músico Nei Lisboa, entre outros.

Além disso, são exibidas gravações históricas de discursos proclamados por Arlindo Pasqualini e Leonel Brizola na época. A reportagem foi desenvolvida na disciplina de Radiojornalismo IV, ministrada pelos professores Luciano Klöckner e Dóris Haussen. É a sétima premiação recebida por estudantes da Famecos em 2006. O evento é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Para ouvir a reportagem das estudantes de Jornalismo da PUCRS, clique aqui