Afasta de mim este cale-se

Este é o blog do projeto de extensão "Afasta de mim este cale-se". Aqui publicamos artigos, crônicas, comentários mais informais e análises da cobertura da mídia sobre a questão dos Direitos Humanos, ontem e hoje. Além disso, divulgamos eventos que tenham algum vínculo com o tema. O blog é um espaço que criamos para estreitar os laços com nossos leitores. Leia, sugira, comente! NÃO SE CALE!

Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

18.11.06

Ditadura e Violência Policial são debatidos em dois seminários

Democracia, Ditadura, Desenvolvimento Humano e Atuação policial em favelas. Estes são os principais temas de dois eventos que acontecem na próxima semana em universidades cariocas, com a participação de professores, pesquisadores e especialistas de diversas partes do país e do planeta.

Entre os dias 21 e 23, a Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o Seminário Internacional Ditadura e Democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. No dia 22, é a vez de a Universidade Cândido Mendes debater acerca destas questões no seminário A Atuação Policial em Favelas do Estado do RIo de Janeiro e sua repercussão no Desenvolvimento Humano.

É bom destacar que ambos os seminários têm entrada franca. Então por que não participar?
Aí embaixo vão mais informações sobre os eventos.

Seminário Internacional Ditadura e Democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas


21 a 23 de novembro de 2006
Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, nº 1 /205, Centro
Rio de Janeiro


Terça feira, 21 de novembro
10h – ABERTURA

10h30min – Conferência de Abertura: “La problemática latinoamericana post-democratización”, com Manuel Antonio Garretón (Universidad de Chile)
Apresentação: Francisca Azevedo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

14h – ACERVOS
Célia Costa (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas, Brasil): “A situação dos acervos brasileiros sobre a ditadura militar”
Alfredo Boccia Paz (Ultima Hora, Paraguai): “Arquivos do terror do Paraguai”
Dario Olmo (Equipo Argentino de Antropología Forense, Argentina): “El trabajo entre huesos y papeles. La trayectoria del EAAF: investigando el terrorismo de Estado en Argentina”

18h – GOLPES E DITADURAS
Diego Sempol (Centro Latinoamericano de Economía Humana, Uruguai): “La crisis y el golpe. A más de 30 años”
Carlos Fico (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil): “Os golpes de 1964 e 1966 no Brasil e na Argentina e o papel dos Estados Unidos”
Alberto Aggio (Universidade Estadual Paulista, Brasil): “O Chile de Allende: entre a derrota e o fracasso”

Quarta feira, 22 de novembro
10h
– REPRESSÃO E VIOLÊNCIA
Celso Castro (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas, Brasil): “A memória militar sobre a repressão”
Enrique Padrós (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil): “Repressão e violência: dimensões do terror de Estado”
Ludmila Catela (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Universidad Nacional de Cordoba, Argentina): “Violencia política y dictadura en Argentina: 30 años después, qué se recuerda?”
Priscila Antunes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil): “Serviços secretos e ditadura no Cone Sul: uma análise histórico-institucional dos serviços de informações no Brasil, Chile e Argentina”

14h – Exibição do documentário “Nietos (identidad y memoria)”, de Benjamín Ávila (2003)

15h30min – Exibição do documentário “A batalha do Chile: o golpe de estado”, de Patricio Guzmán (1977)

18h – MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA E OPOSIÇÃO
Maria Paula Araújo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil): “Esquerdas, juventude e radicalidade política na América Latina nos anos 60 e 70”
Patrícia Valdez (Memoria Abierta, Argentina): “El movimiento de Derechos Humanos: actor clave de la resistencia a la dictadura”
Marieta de Moraes Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) e Alexandre Fortes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil): “Movimentos sociais e organização partidária no Brasil durante a ditadura militar”

Quinta feira, 23 de novembro
10h – PROCESSOS DE REDEMOCRATIZAÇÃO
Jaime de Almeida (Universidade de Brasília, Brasil): “Entre o Brasil e a Colômbia, uma experiência pessoal”
Miguel Lopez (Universidad Nacional, Paraguai): “Stroessner, todavia: un pasado muy presente”
Maria Celina D´Araujo (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas, Brasil): “Densidade democrática e instabilidade na redemocratização latino-americana”

14h – Tarde de autógrafos e lançamentos de livros relacionados ao tema do seminário

16h – DIREITOS HUMANOS E COMISSÕES DE VERDADE
Ponciano Del Pino (University of Wisconsin-Madison): “Memoria, violencia y verdad: reflexiones sobre la Comisión de la Verdad del Peru”
Elizabeth Jelin (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Instituto de Desarrollo Economico y Social, Argentina): “La justicia después del juicio: legados y desafíos en la Argentina post-dictatorial”
Samantha Quadrat (Universidade Federal Fluminense, Brasil): “A emergência do tema dos direitos humanos na América Latina”

19h – Conferência de ENCERRAMENTO: “História e memória da ditadura militar argentina: 1976 -1983”, com Maria Helena Capelato (Universidade de São Paulo)
Apresentação: Carlos Fico (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

Promoção:
Programa de Pós-graduação em História Social

Apoio:
CNPq
Fundação Universitária José Bonifácio
UFRJ