Afasta de mim este cale-se

Este é o blog do projeto de extensão "Afasta de mim este cale-se". Aqui publicamos artigos, crônicas, comentários mais informais e análises da cobertura da mídia sobre a questão dos Direitos Humanos, ontem e hoje. Além disso, divulgamos eventos que tenham algum vínculo com o tema. O blog é um espaço que criamos para estreitar os laços com nossos leitores. Leia, sugira, comente! NÃO SE CALE!

Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

3.5.07

COLÓQUIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO

Evento aborda a experiência pioneira da criação de disciplinas sobre essa temática nos cursos de Comunicação

No último dia 27/4, os participantes do 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo puderam saber um pouco mais sobre as disciplinas Crítica da Mídia, ministradas na Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Agência da Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), e Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, oferecida aos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O 10º Encontro Nacional aconteceu de 27 e 30 de abril na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, para debater os 60 anos do ensino do Jornalismo no Brasil.

As disciplinas criadas pela ANDI em parceria com a UnB e a UFRJ têm o objetivo de estimular os estudantes de Jornalismo a fazer uma reflexão crítica sobre a cobertura da mídia a respeito das políticas sociais, inclusive na área da infância e adolescência. A idéia é promover a construção de propostas para modificar as agendas, pautas e briefings das empresas de Comunicação, de maneira que as questões sociais ocupem cada vez maior espaço e tenham maior possibilidade de discussão.

As duas matérias abordam o tratamento dispensado pelos meios de comunicação a questões como a Diversidade, o Desenvolvimento Socioambiental, a Violência, o Racismo, a Discriminação, os Direitos Humanos e a elaboração do Orçamento Público. Esses tópicos são discutidos com a participação de especialistas renomados.

Na Universidade de Brasília a disciplina Crítica da Mídia já está em seu terceiro semestre. Jornalismo de Políticas Públicas Sociais é mais recente. Começou a ser ministrada em março na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo professor Evandro Vieira Ouriques, replicando a experiência de sucesso iniciada na UnB.

O 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo é um evento promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. O estabelecimento de convênios para a criação de disciplinas que tenham como foco a qualificação da cobertura jornalística de políticas sociais é uma das ações do InFormação - Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo. O projeto, desenvolvido pela ANDI, visa ampliar as possibilidades de qualificação dos futuros profissionais de Comunicação na área dos direitos humanos de crianças e adolescentes. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação W.K. Kellogg.